Convidadas e convidados
TOM FARIAS
Formado em Letras, com especialização em Literatura Brasileira, Tom Farias é jornalista, escritor, crítico literário, ensaísta, dramaturgo e roteirista. É membro eleito da Academia Carioca de Letras e coordena o Centro de Estudos em História e Literatura Afro-Brasileira, da Universidade Zumbi dos Palmares. É também Embaixador do Instituto Adus de Apoio aos Refugiados no Brasil.
ROBSON RODRIGUEZ
Publicitário com especialização em Branding, é um entusiasta do comportamento humano e do tema Diversidade, Equidade e Inclusão. Sempre trabalhando com pessoas, já trabalhou para empresas como IBM, Google, Facebook e também foi mentor de projetos da SaferNet Br. Co-fundador do Influência Negra, coletivo que visa ampliar a representação afro-midiática na mídia, Diretor do Clube de Criação de SP. Ainda atua como professor de Marketing na Casa Firjan e CEO da Agência Freakout, focada na construção de marcas humanizadas. Negro, da periferia de São Paulo, LGBTQIA+, é um ativista da autoconsciência, da diversidade e do autocuidado nas redes sociais e é um influenciador humano, como gosta de ser chamado.
ELISANGELA NOGUEIRA
Elisangela Nogueira é docente na Universidade e no colégio Mackenzie, desde 2013. Estudou Letras na UPM e é doutora em Literatura pela USP.
ANTONIO JUNIÃO
Nascido em Campinas (SP), Junião é formado em Artes Visuais pela Unesp/Bauru e faz jornalismo ilustrado desde 1994. Atuou como designer, ilustrador e cartunista em veículos como Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Veja e Courrier International (França). Ganhou o Salão Internacional de Desenho para Imprensa de Porto Alegre, em 2011, o prêmio Vladimir Herzog de 2005 e menção honrosa em 2006 (categoria artes), além do prêmio de cartuns sobre Aids do Ministério da Saúde, em 2004. Em 2018, seu livro infantil ‘Meu Pai Vai Me Buscar na Escola’ foi para escolas e bibliotecas públicas do país pelo programa PNBE2018. Tem textos publicados em livros coletivos no Brasil e Alemanha. Mora em São Paulo e atualmente é Diretor de Arte e Coordenador de Projetos na Ponte Jornalismo.
MIDIÃ NOELLE
Midiã Noelle é jornalista, midiativista, mestra em cultura e sociedade pela UFBA, colunista para pautas raciais do jornal Correio, idealizadora da iniciativa Commbne (Comunicação baseada em inovação, raça e etnia) e líder no Programa Marielles do Fundo Baobá. nistra cursos sobre comunicação antirracista e comunicação estratégica para organizações sociais e atua no campo internacional da sociedade civil para promoção da equidade racial.
BRUNA ROCHA
Bruna Rocha é jornalista, doutoranda em Comunicação e Cultura Contemporâneas, pesquisadora em Discurso, Mídia e questões sociais. Idealizadora da plataforma Semiótica Antirracista, atua como professora e consultora em posicionamento discursivo. É assessora de comunicação do Programa Corra pro Abraço.
ANA CAROLINA PINHEIRO
Nascida na Zona Norte de São Paulo, Ana Carolina Pinheiro é formada em jornalismo pela Cásper Líbero. Há dois anos, integra o time da revista CLAUDIA. Atualmente, é editora-assistente e escreve sobre comportamento, sociedade e cultura. Também passou pela CAPRICHO, onde assumiu a primeira coluna do veículo voltada para a temática racial e passou a ser ativista dentro e fora da redação
LAÍS FRANKLIN VIEIRA
Bailarina profissional e jornalista com passagens pelas redações das revistas Veja São Paulo, MADE e Decorar. É editora-assistente digital da Vogue Brasil, onde se dedica a criar pontes e ampliar diálogos de diversidade e inclusão em diferentes formatos e plataformas.
MARCELO CARVALHO
Idealizador e Diretor executivo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol.
MBA em Gestão Empresarial pela Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul – FADERGS (2015), graduado em Administração de Empresas também pela FADERGS (2015). Curso de Extensão em Gestão Esportiva pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC.
Estudioso da questão étnico racial, com formação no curso “Cidadania e Reconstrução da Identidade Étnico-Racial”, da Universidade Livre, uma realização do Centro Ecumênico da Cultura Negra (CECUNE).
Palestrante pelo Observatório da Discriminação Racial no Futebol em seminários sobre o racismo no futebol e outros eventos com temática étnico-racial. Tendo textos sobre o racismo no futebol publicado em diversos jornais, revistas e sites nacionais e internacionais.
Autor do livro: Fragmentos: Contos da Vida Cotidiana